HOME

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Preconceito, coisas do mundo.



Todo, mais todo ser humano tem o preconceito dentro de si, isso porque é uma forma nossa inconsciente de defesa e se você não concorda isso significa dizer que você tem problemas, mas perceba, todo o pensamento vem de uma convivência e de um espaço, ninguém aceita algo novo logo de cara, coisas diferentes nos fazem agir de forma diferente por estar quebrando uma rotina.
 

Um exemplo bem prático do que estou dizendo: 
Em questão dos deficientes físicos ou mentais todos nós temos um início de preconceito, não obrigatoriamente o de escárnio, mas de tratar essas pessoas de forma diferente, de um jeito especial, como falar de forma eufemizada por medo de magoar o deficiente, achar que ele não pode fazer certas coisas e você até deixa de tocar em certos assuntos... Isso também é preconceito, por que afinal ele é uma pessoa igual a você, e tem de ser tratado de igual para igual.
Imagine você, seu amigo sofre um acidente e fica aleijado, você não vai chegar na moral e agir de forma natural vai? Claro que não, você vai ter medo de fazer algo que o deixe para baixo e diminua sua auto-estima. Existem casos de pessoas que não sabem como tratar pessoas especiais ou deficientes e passam até a parar de andar nas casas deles e se afastam de amigos que eram normais e passaram por esses problemas, isso tudo  justamente por medo.

Já outras pessoas têm um preconceito negro (Mas que coisa em?! tinha que ser negro?! Por que não branco!? Só sobra pro negão aqui, nannn!), infelizmente.

Esse tipo de preconceito vem junto com o escárnio, é o tipo que chamamos de “julgar as pessoas”, geralmente existe esse tipo de preconceito nesses casos: Homem totalmente tatuado, repper, negro, estrangeiro, mulher, idosos, moradores de rua, etc  (Se eu ficar falando tudo aqui não termino nunca!). Se isso fosse mentira, por que você acha que existe aquela coisa de primeira aparência? Por que você acha que existe o formal e o informal? Por que você acha que existe vários artifícios para entrevista de emprego? Por que você acha que há preferência?... e haja por que você acha nisso...

O preconceito negro existe até em questão de localização, ultimamente tenho perguntando a algumas pessoas qual a primeira imagem que vêem do nordestino brasileiro, a resposta qual foi?
Haha, essa eu ri alto!


‘-Um velho sofrido vestido de vaqueiro encima de um jumento”...

Talvez  só deve haver um tipo de preconceito certo, sabe qual é? Sobre os políticos.

25 comentários:

  1. isso ai abaixo o preconceito
    muito bem escrito
    e bem estruturado
    ^^

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu texto, fantástico!
    Como sempre mandando ver.
    isso é uma verdade, todos somos assim, não há como fugir, infelizmente existe muito do preconceito negro.

    ResponderExcluir
  3. O primeiro passo pra vencer qualquer tipo de preconceito é sem dúvida reconhecê-lo. Quantas pessoas dizem não ter preconceito? Mas, qualquer um tem, é sempre difícil encarar de forma madura coisas novas. O preconceito existe em qualquer lugar, quantas vezes não julgamos músicas, livros ou filmes sem antes conhecer? Este é um assunto muito amplo, e não dá pra falar tudo aqui. Mas, posso elogiar pela iniciativa de falar sobre algo que ainda causa muita polêmica. Parabéns. Um grande abraço.

    http://viciose.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. O assunto não é amplo, apenas pessoas complicam, pelo fato de acharem ser difícil tratar do assunto de forma não preconceituosa ,para mim, o preconceito não é polêmica, para mim, polêmica é o que dizem sobre o preconceito...como já disse não é opnião, e sim, um fato, o preconceito é uma forma de defesa inconciente do ser humano. O que ocorre é que há pessoas que tem um preconceito compulsivo, rejeitando certas coisas com alto grau de escárnio(racismo, por exemplo) o que nesses casos não tem mistério, preconceito "negro", não é genética, pelo menos não foi comprovado até agora, e sim uma forma de pensamentos errados construídos a parti de uma má influência do espaço em que o ser adquirente habita.
    Obrigado pelo elogio, um beijo e volte sempre.

    ResponderExcluir
  5. Olha, concordo que todos temos um pouco de preconceito. Mas em certas pessoas, é maior. Não tenho preconceito com gays, negros, islamicos ou nada dessas coisas, mas com certeza, (no meu caso, que ainda estudo no colégio) não gostaria de ser amiga de uma menina que está gravida, pois querendo ou não, iriam formar... "pré conceitos" sobre mim. E também acho que nem com políticos deveria haver preconceitos, basta não generalizar.

    ResponderExcluir
  6. Bom, todos nós temos um pouco de preconceito, sim. O que nos torna diferentes é como encaramos ele, e o quanto deixamos que esse "medo" interfina em tudo. Gostei muito do blog :D

    ResponderExcluir
  7. muito bom o texto...mas é dose preconceito...como mesmo diz a palavra..é um "pré" conceito..que a gente toma antes mesmo de ter razões plausiveis
    triste

    ResponderExcluir
  8. Resposta ao 6ºcomentário:
    Sobre o início do comentário:"concordo que todos temos um pouco de preconceito. Mas em certas pessoas, é maior.", falei sobre isso, na resposta ao 3°comentário. E se você conhece história e tem um pouco de discernimento e malícia nas coisas do mundo, você não deveria achar que não deveria haver preconceito com os políticos, pois não é questão de idéia, é questão do que eles mostram, e pricipalmente oq não mostram, oq cabe a nós deduzir certas safadezas que ocorrem fora do limite dos nossos olhos.

    ResponderExcluir
  9. ta muito bom
    texto d tema serio
    isso faz o blog crescer cada vez mais

    ResponderExcluir
  10. É triste.. o ser humano julga mt e isso acaba causando diferenças sociais.. imagine um mundo sem isso, seria perfeito.. mas enfim, e a vida e as pessoas que sofrem com isso devem saber superar, dar a volta por cima, mostrando que são capazes como qualquer uma... :/

    ResponderExcluir
  11. concordo, as pessoas sempre tem receio por algo novo, mas cabe ao "algo novo" mostrar que é bom!

    ResponderExcluir
  12. Mas o pior é que tem pessoas que não dão oportunidade ao "algo novo" :T

    ResponderExcluir
  13. Concordo com vc spz, tomara que um dia isso tudo acabe


    visite: http://adolescente-antenado.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Acho que o preconceito com negros diminuiu bastante mas infelizmente ainda existe em grande escala.
    Vamos vence-lo com certeza!
    Mas ainda existem diversos outros tipos de preconceitos.
    Abaixo o preconceito!!!

    ResponderExcluir
  15. mto bom seu texto parcero!!
    preconceitos, todo mundo tem um pouco, mas como vc disse o unico que tem razão é sobre os politicos!!
    http://naosentindo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. muito interessante o texto, gostei muito da postagem, parabens!

    ResponderExcluir
  17. mt bom seu post! ate pq eu sou nordestina e o q eu ja ouvi de ignorancia n da pra contar!
    gostei mt da sua iniciativa, to te seguindo

    ;*

    ResponderExcluir
  18. Ótimo tema tema cara! melhor que os quadrinhos anti mulher!
    falou bem, mas quando for falar não fale de tribos, tribo sempre tem preconceito contra outra tribo... é um circulo vicioso!
    mas muito legal!

    ResponderExcluir
  19. kkkkk, você acha anti-mulher?, não vejo motivo, eu diria um humor meiu colegial de americano, na qual o nerd sempre sai atras...mas deixando o quadrinho de lado, aonde foi que eu falei de tribos nesse post? caso tenha se perdido na leitura com um post anterior na qual as citei, eu falei de tribos em um tema bem diferente desse.. não consigo achar onde vc quis direcionar a crítica.

    ResponderExcluir
  20. muito bom seu texto, parabens.
    qndo qiser visitar seu parceiro
    http://zeruellas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. ''faz vc desinibir oq vc tem de melhor''

    poxaaaa :/
    bom saber .... agora deu mais vontade de terminar de ler....rsss
    seu banner já está lá ...

    beijoo.

    ResponderExcluir
  22. yakult

    eu jogava playstation com o mário tomando cebola na cara de tanto beber jim, mas depois que a yakusa entrou na minha vida eu violei a mulher do violinista da tia do sapo de paraquedas em manda engasgar com a boca toda suja na cueca do batman, tá ligado truta? se não tá ligado enfia a tomada na van kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  23. Só faço rir quando leio: "abaixo o preconceito". Todo o mundo tem algum. Eu tenho contra protestantes. É um povinho que repete as palavras, só fala em bíblia, força os outros a acreditar no deusinho mitológico.

    ResponderExcluir
  24. Caro anônimo, você me parece ser ateu, sendo ou não, esse tipo de preconceito é desnecessário, primeiro que,nosso pai é Deus, portanto devemos tudo a ele. Você deve está traumatizado com alguma má experiência, por motivo do mundo ser tão pecador, no mínimo foi guiado por um falso pastor, se não for isso, procure ajuda, você está indo pelo caminho errado.
    Obrigado.

    ResponderExcluir